Lentes ocupacionais: o que são?

Lentes ocupacionais: o que são?

À medida que a idade vai avançando, os nossos olhos vão apresentando sinais de dificuldades ou necessidade de uma maior aporte para o seu perfeito funcionamento. Por volta dos 35 anos de idade, é frequente começarem a surgir as primeiras falhas ao nível da visão. As primeiras a dar sinais de dificuldade são as visões ao perto e a intermédia, especialmente na utilização de aparelhos digitais.  Com base nestas dificuldades e na crescente utilização de aparelhos eletrónicos, surge a necessidade da utilização de óculos, com lentes específicas: lentes ocupacionais. 

Lentes ocupacionais:

Atualmente, com a crescente utilização de aparelhos eletrónicos, as necessidades de utilização de lentes ocupacionais têm vindo a aumentar. 

As lentes ocupacionais, são lentes com uma especificidade muito própria, possuindo duas graduações incorporadas. Como tal, são lentes que permitem auxiliar os seus olhos em várias tarefas mais exigentes, como é o caso de tarefas minuciosas, utilização de aparelhos digitais, ler, ver televisão. São inúmeras as atividades que requerem uma utilização dos seus olhos, mesmo que nem sempre se aperceba disso. 

Estas lentes ajudam a proteger a sua visão, evitando o agravamento das dificuldades ao nível da visão ao perto e intermédia. A sua utilização em fases iniciais das dificuldades ao nível da visão permitem também uma maior e melhor adaptação a lentes progressivas, caso isso seja necessário. 

Vantagens das lentes: 

  • Oferecem um maior suporte na visão em tarefas que sejam mais exigentes; 
  • Permitem alternar no tipo de atividade, sem que para tal necessite de mudar de óculos – tendo em conta que estas possuem dois tipos de graduação, permitem apoiar a visão ao perto e a intermédia; 
  • Permitem uma melhor adaptação a lentes progressivas. 

Com o decurso do tempo, a utilização de lentes incorretas, ou a não utilização de lentes ocupacionais para a realização de tarefas que requerem a visão de perto e intermédia, acaba por danificar ainda mais os seus olhos. Sempre que sinta que os seus olhos não estão a desempenhar em pleno as suas funções, deve recorrer a um especialista da área, ou marcar uma consulta com o seu médico oftalmologista

É extremamente importante que não opte pela compra de óculos já graduados, como forma de tentar solucionar os seus problemas visuais. Estas podem vir a danificar ainda mais os seus olhos, além de serem um produto generalista e não adequado a cada olho nas suas particularidades.

%d bloggers like this: