fbpx

Cuidados a ter com as alergias oculares

Cuidados a ter com as alergias oculares

As alergias oculares são, muitas das vezes, sazonais e, na maioria dos casos, a alergia provoca grande vermelhidão, comichão e olhos lacrimejantes. Este problema ocular pode ser causado por substâncias irritantes que provocam diversos sintomas.

Causas mais comuns

A maioria das alergias oculares são provocadas pelas mudanças de estação ou pela ocorrência de agentes alérgicos (como por exemplo, ácaros). Estas alergias apresentam maioritariamente como sintomas os espirros, congestão nasal e diversos sintomas na visão.

Grande parte das pessoas que apresentam sintomas de alergia ocular podem desenvolver conjuntivites devido ao mesmo. Esta conjuntivite alérgica pode provocar sintomas como olhos lacrimejantes, bastante vermelhos, comichão ou sensação de corpo estranho no próprio olho.

As alergias oculares podem ter origem noutras causas, como é o caso de produtos de cosmética. Os produtos de cosmética podem provocar reações alérgicas, principalmente quando é feito um uso inadequado. Todos estes produtos devem ser usados devidamente e dentro do prazo estipulado em cada embalagem.

As alergias alimentares podem também provocar alguns efeitos na visão, contudo os agentes transportados pelo ar são os que provocam maiores reações.

Cuidados a ter em conta

Existem diversos cuidados que deve ter diariamente para evitar ou aliviar uma alergia ocular. Os cuidados que deve ter em conta, passam por:

  • Evitar agentes alergénicos

O melhor método para evitar uma alergia é sem dúvida evitar o contacto com o agente alergénico. Aconselhamos que em espaços exteriores use óculos de sol mais fechados para proteger os olhos do pólen e mantenha os espaços interiores arejados e limpos.

Pode ser difícil evitar alguns agentes, mas é fundamental tentar evitá-los. Os agentes alérgicos como é o caso dos pêlos dos animais ou poeiras são mais facilmente de eliminar e limitar a exposição destes alérgenos.

  • Remover lentes de contacto

Caso use lentes de contacto no dia-a-dia é fundamental que ao fim do dia as remova devidamente. Este tipo de lentes pode atrair e transportar pequenas partículas presentes no ar e, consequentemente, podem causar conjuntivites alérgicas.

No caso de sofrer de alergias sazonais, aconselhamos usar óculos durante as estações mais críticas, para que não seja desenvolvida uma conjuntivite. O uso de lentes de contacto diárias também poderão ser uma boa opção.

  • Não use gotas oftálmicas sem recomendação médica

O uso de gotas oftálmicas deve ser sempre acompanhada por uma prévia recomendação médica. Aplicar este tipo de gotas sem aconselhamento pode ser prejudicial para a visão, uma vez que é necessário ter conhecimento sobre o quadro clínico de cada paciente.

  • Não partilhar objetos pessoais e cosméticos

Os objetos pessoais como produtos de cosméticas, toalhas, maquiagem e outros objetos, nunca devem ser partilhados.

O uso de cremes de rosto e maquilhagem deve ser feito com cuidado, principalmente ao redor dos olhos. É fundamental ainda ter atenção sobre produtos fora de validade. Aconselhamos que ao usar maquilhagem a remova adequadamente antes de dormir para que os olhos não fiquem irritados ou inflamados.

%d bloggers like this: