fbpx

Como tratar e prevenir o olho seco

Como tratar e prevenir o olho seco

O olho seco é uma doença ocular que afeta, aproximadamente, entre 7,4% e 33,4% da população portuguesa. Esta doença visual é provocada quando o fluido lacrimal é ineficiente ou a sua composição sofreu alterações. Esta condição no olho pode condicionar o dia-a-dia, nomeadamente, as tarefas a desenvolver.

Em casos mais leves o olho seco apresenta sintomas ligeiros e passageiro. Contudo, em casos mais elevados da doença, pode causar fotofobia intensa e dor ao fechar os olhos, em consequência desta doença, o olho pode desenvolver úlceras e infeções na córnea.

Como tratar corretamente?

Para tratar o olho seco pode ser necessário recorrer à utilização de lágrimas artificiais para restaurar ou melhorar o fluido lacrimal. No entanto, o resultado esperado poderá ser comprometido devido ao uso prolongado e do cumprimento da posologia prescrita. É fundamental que para o sucesso de todo o tratamento o prazo do uso de lágrimas artificiais seja respeitado, só assim poderá ser assegurado um tratamento com o êxito esperado.

Recomendamos sempre aos nossos pacientes que os cuidados diários de higiene da pálpebra e de todo o olho devem ser tidas em conta e feitas com o maior cuidado possível. Deve evitar exposições a ambientes poluídos, com ar condicionado ou muito fumo. Além disso, deve também garantir uma postura correta quando está a utilizar um computador.

É fundamental que nunca faça uma automedicação, deve sempre procurar um profissional que o ajude no devido tratamento.

O que fazer para prevenir?

Existem alguns hábitos que podem ser adotados no dia-a-dia que podem prevenir o aparecimento do olho seco, e garantir uma melhor e maior lubrificação do olho. Para quem trabalha em frente ao computador é essencial manter uma boa postura e fazer pausas regulares ao longo do dia. Estas pausas devem acontecer a cada 20 minutos que permanece ao computador e durante a pausa, de cerca de 20 segundos, deve olhar para objetos que estejam mais afastados e ir pestanejando os olhos.

Durante o tempo que está a trabalhar ao computador recomendamos que pisque os olhos e não os mantenha durante muito tempo abertos. Evite que o seu ecrã esteja muito baixo, o ideal é manter o ecrã ligeiramente abaixo do nível dos olhos.

Deve, sempre que possível, evitar ambientes poluídos, locais com ar condicionado ligado e aparelhos de aquecimento. Sempre que estiver no exterior, deve usar sempre óculos de sol para proteger os olhos do sol e do vento.

Manter uma alimentação saudável e equilibrada, rica em vitamina A é fundamental, assim como beber, pelo menos, 1,5L de água por dia.

%d bloggers like this: