fbpx

9 sinais de que precisa de lentes para conduzir durante a noite

9 sinais de que precisa de lentes para conduzir durante a noite

A experiência de condução nem sempre é favorável. Quando está a conduzir, com certeza, já se deparou com alguns desafios, nomeadamente quando os raios de sol estão muito fortes e na linha de visão. Durante a noite podem surgir também alguns inconvenientes para uma condução segura e verdadeiramente nítida. Para uma condução mais segura, a Essilor desenvolveu umas lentes adequadas para a visão quando está a conduzir, principalmente se se tratar de uma condução noturna.

1. Brilhos noturnos

Conduzir durante a noite pode ser um desafio devido à diminuição da visibilidade e do impacto que as luzes e brilhos têm para os nossos olhos. Durante a noite, as lentes de óculos podem afetar a visibilidade da estrada, devido aos reflexos criados pelas lentes.

É possível melhorar o desempenho das lentes e eliminar os reflexos da condução noturna. O tratamento Crizal Drive reduz até cerca de 90% dos brilhos noturnos, resultando numa condução mais segura e nítida.

2. Visão reduzida devido às luzes

Durante a noite as luzes têm maior impacto para os olhos e, consequentemente, quando existem luzes intensas os olhos tendem a lacrimejar e a visão fica mais desfocada. As estradas pouco iluminadas são também prejudiciais, uma vez que podem reduzir o contraste das imagens/objetos. 

Para contornar estes efeitos, os tratamentos especiais da Essilor são a solução mais eficiente para uma condução noturna. 

3. Perceção de distâncias

Entender e lidar com as distâncias pode ser um problema, principalmente para pessoas que têm algum problema de visão. No entanto, as perceções das distâncias podem ser um incômodo para qualquer pessoa, principalmente em locais com pouca luminosidade.

Isto acontece, uma vez que, os campos centrais de visão reduzem quando existe baixa luminosidade. Para evitar este problema deve consultar um especialista de 2 em 2 anos e realizar todos os exames prescritos. 

4. Sensibilidade à luz

Quando um carro se aproxima de si, numa direção contrária, sente desconforto na sua visão? Isso pode indicar sensibilidade à luz, contudo pode ser comum pois as pupilas contraem na presença de luzes intensas, e cada olho adapta-se de forma diferente. 

Nestas situações, usar lentes com coloração não é o recomendado durante a noite, uma vez que pode trazer consequências para uma condução segura. Neste sentido, a melhor alternativa poderá ser umas lentes com tratamento específico para reduzir a sensibilidade das luzes noturnas.

5. Lidar com o ambiente exterior

Condutores menos experientes podem sentir algum desconforto na condução quando conduzem em locais desconhecidos, principalmente quando o mesmo acontece durante a noite.

Em ambientes noturnos a dificuldade de visão é maior e lidar com o ambiente exterior e desconhecido pode ser um desafio. A pensar numa visão noturna a Essilor desenvolveu um tratamento anti-reflexo. Este tratamento com Crizal, pode reduzir os brilhos nas lentes, assim como imagens ‘fantasmas’ e auxiliar numa visão noturna mais clara.  

6. Visão nítida à noite 

Muitas pessoas evitam conduzir durante a noite devido à fraca visibilidade. Habitualmente, isto acontece em pessoas com uma idade mais avançada e devido a situações de patologias oftálmicas. 

Aconselhamos que regularmente consulte um especialista para fazer os exames necessários à sua visão para manter uma condução segura.

7. Conduzir durante longos períodos de tempo

Conduzir longas distâncias, principalmente, durante a noite pode fazer com que se sinta mais cansado. Sempre que o fizer, lembre-se que deve fazer pausas e descansar o tempo necessário para retomar a viagem. 

O cansaço visual pode ser também um entrave durante a condução. Para reduzir esse tipo de cansaço a Essilor dispõe de umas lentes otimizadas para reduzir e prevenir o esforço ocular. 

8. Efeito parasita

É habitual que condutores que usam óculos durante a condução sintam os “efeitos parasitas” nas lentes, devido aos faróis dos carros e às luzes do ambiente exterior, isto é, quando o brilho das luzes de uma fonte de luz se funde com outra.

Para contornar este efeito nas lentes, a Essilor desenvolveu as lentes Crizal Drive que conseguem mitigar até cerca de 90% dos reflexos das luzes noturnas.

9. Reflexos dos espelhos retrovisores

Os reflexos difundidos nos espelhos retrovisores podem ser incomodativos para a visão. Para evitar estes reflexos:

  • Rode o espelho para o modo noturno;
  • Certifique-se que as janelas e espelhos estão limpos;
  • Caso use óculos, garanta que as lentes estão limpas. Adquirir umas lentes com tratamento Crizal Drive pode ajudar a manter as lentes mais limpas.
%d bloggers like this: