fbpx

5 sintomas que indicam que precisa de visitar um Oftalmologista

5 sintomas que indicam que precisa de visitar um Oftalmologista

Os olhos podem não demonstrar sintomas evidentes quando algo de errado se passa, daí ser fundamental visitar um oftalmologista com alguma regularidade. Apenas com a avaliação de um profissional, é que saberá se a sua saúde visual não sofre de nenhum problema.

Aconselhamos que consulte um especialista, em condições normais, a cada 2 anos. Contudo, caso sinta alguma anomalia na sua visão, deve consultar um profissional o mais cedo possível. 

Apesar de nem sempre os sintomas serem visíveis numa primeira instância, é fundamental prestar atenção à saúde visual no dia-a-dia. Alguns dos sinais mais comuns, que deve estar atento e que podem justificar uma consulta de oftalmologia, podemos destacar:

1. Dores de cabeça frequentes

As dores de cabeça podem indicar que existe alguma anomalia visual, principalmente quando acontecem com frequência. Este sintoma é muito comum e, geralmente, indica que necessita de usar óculos ou mudar de graduação.

2. Dificuldade em focar objetos/imagens

Sente necessidade de afastar os objetos ou semicerrar os olhos para conseguir focar objetos? Talvez precise de usar óculos, recomendamos-lhe consultar um oftalmologista para fazer um diagnóstico à sua visão e analisá-la com precisão. 

3. Olhos secos, vermelhos ou com comichão

 Este é um sintoma muito comum. Estes sintomas podem indicar diversos problemas visuais, como por exemplo, irritações oculares. Não deixe que estes sintomas se prolonguem e trate-os o mais precocemente possível.

A conjuntivite ou a síndrome do olho seco são problemas oculares muito comuns, que apresentam como principais sintomas ardor, vermelhidão e comichão nos olhos. Estes problemas podem ser resultado do uso excessivo de aparelho eletrónicos, uma vez que os olhos fazem um maior esforço.

4. Manchas no olho

Se notar algum corpo estranho e pouco comum no seu olho deve consultar um oftalmologista para realizar um diagnóstico. As manchas, flashes de luzes ou corpos flutuantes podem aparecer de repente.

Os corpos flutuantes e os flashes são menos comuns e são mais frequentes em pessoas de maior idade. Estes podem ser motivados por alterações intraoculares na retina. 

5. Não visitar um oftalmologista há mais de 2 anos

Lembra-se da última vez que visitou um oftalmologista? Caso não se recorde corretamente quando foi a última vez que o fez, deve marcar a sua consulta o quanto antes. 

Recomendamos que marque a sua consulta de oftalmologia, pode agendar a sua consulta numa das nossas óticas, contacte-nos através do nosso número 217 151 488.

%d bloggers like this: