Mitos sobre a Proteção UV

Mitos sobre a Proteção UV

Assim como outros assuntos, o impacto e os cuidados com os raios UV também podem sofrer com os mitos criados pelas pessoas. Abaixo serão apresentadas as afirmações mais ditas em relação à proteção UV, com o intuito de perceber se se trata realmente de um mito ou de uma verdade.

Os principais mitos da proteção UV

1. Todos os óculos de sol têm proteção UV total

Mito. Apesar de muitos óculos indicarem que possuem proteção UV, essa pode não ser 100%. Assim, fique sempre atento e procure por óculos que tenham 100% de capacidade de bloqueio para UVA e UVB, que será acompanhado por um certificado de proteção.

2.  Óculos “não oficiais” não são confiáveis

Verdade. Os óculos vendidos em locais “não oficiais”, isto é, outros espaços que não as óticas certificadas, geralmente não possuem a proteção UV essencial à saúde ocular, tornando o par de óculos mais barato, porém, nada adequado.

3. Não é preciso usar proteção UV em dias nublados ou no inverno

Mito. Os raios do sol são tão prejudiciais em dias nublados quanto em dias de sol, pois as nuvens não bloqueiam a radiação solar. Por outro lado, a luz refletida na neve chega a aumentar a exposição à luz ultravioleta, agravando a situação.

4. Os óculos de sol protegem 100% da área dos olhos da luz prejudicial

Mito. Os óculos de sol tornaram-se um acessório de moda indispensável, no entanto, muitos estilos modernos acabam por deixar as laterais do rosto sem proteção contra a luz ultravioleta. Em contrapartida, e para a felicidade de muitos, algumas das marcas de lentes de contacto estão equipadas com uma proteção adicional, ideal para esses casos.

5. Olhar para o sol sem proteção faz mal

Verdade. Esta é uma frase que ouvimos desde pequenos e sim está correta, por a retina ser uma película muito delicada é facilmente afetada pelos raios ultravioleta (UV), libertados pelo sol. Assim, sem qualquer proteção os raios atingem diretamente a retina e o cristalino do olho, podendo provocar uma grande redução visual e cataratas nos olhos.

6. Usar os óculos de outras pessoas faz mal

Verdade. Cada um de nós tem uma anatomia do olho própria, o que responde ao facto de as receitas serem únicas e individuais. Logo, ao utilizar óculos de outras pessoas, estará a providenciar de necessidades diferentes das suas, desencadeando, consequentemente, uma estranheza à sua visão. Se se tratar de óculos de sol sem graduação, o problema é menor, mas ainda assim é importante utilizar os óculos que lhe foram destinados.

Caso ainda tenha dúvidas acerca deste tema ou precise de ajuda médica, contacte-nos e marque uma consulta de optometria. Visite o nosso site ou umas das nossas lojas físicas para mais informações.

%d bloggers like this: