5 sinais de que precisa de marcar o seu exame à visão

5 sinais de que precisa de marcar o seu exame à visão

Uma das razões pela qual é benéfico fazer um exame à visão com regularidade, é que os nossos olhos não doem quando se passa algo de errado. Ao mesmo tempo, o profissional de saúde visual avalia os olhos e a visão para potenciais problemas.

Os nossos profissionais de saúde ocular recomendam exames à visão a cada 2 anos, em condições normais, e ao sentir qualquer alteração na sua visão ou saúde visual. Muitas condições oculares nem sempre apresentam sintomas, porém, o profissional de saúde visual pode detetar sinais atempadamente, quer seja de origem refrativa ou patológica.

São vários os sinais e sintomas a que pode estar atento e que podem justificar a realização de um exame à visão.

1. Sente dores de cabeça frequentemente

A dor de cabeça frequente pode indicar uma anomalia visual. Este é um dos sintomas mais comuns de quem precisa de utilizar óculos. Erros refrativos, como dificuldade de ver ao longe ou ao perto, não compensados, podem sobrecarregar os olhos. Assim, sem a correção necessária, estão em constante esforço para ver com nitidez. Felizmente, utilizar as lentes corretas pode ser a solução para muitas condições oculares que causam dores de cabeça.

2. Segurar objetos a várias distâncias para ver com precisão

Ao notar que ver com precisão quando lê precisa de afastar os objetos, pode ser altura de utilizar óculos. Quer seja um livro, um jornal ou um telemóvel, se notar que está com a visão desfocada nos objetos mais perto de si, pode ser um sintoma de presbiopia.

A presbiopia é conhecida como dificuldade de ver ao perto devido à idade (vista cansada), ocorrendo, normalmente, a quem tem mais de 40 anos de idade. A perda natural de flexibilidade do cristalino, dificultando para focar ao perto, é a causa principal desta condição.

3. Sente os olhos secos, vermelhos ou com comichão

Ter comichão nos olhos, senti-los secos ou percebê-los vermelhos pode indicar diversas condições oculares. Irritação nos olhos como estas são muito comuns, e normalmente não são nada com que se deva preocupar, mas podem ser sintomas de uma condição ocular.

Condições como a conjuntivite ou síndrome do olho seco podem apresentar sintomas como vermelhidão, dor, desidratação ou comichão nos olhos. O uso excessivo de dispositivos digitais pode também resultar em sinais semelhantes por esforço dos olhos.

Se os sintomas não desaparecerem, agende um exame à sua visão com um profissional de saúde visual para se certificar da sua condição ocular.

4. Vê manchas, flashes de luz ou corpos flutuantes

Se os corpos flutuantes ou flashes aparecerem de repente, ou aumentar o número, pode existir alguma anomalia visual. Estes sintomas são, felizmente, pouco comuns e aparecem sobretudo em pessoas de maior idade, normalmente causados por alterações intraoculares ao nível da retina e exigem atenção urgente.

5. Ao não se recordar da última vez que fez um exame à visão

Se não se lembra da última vez que visitou um profissional de saúde visual, é sinal que o deve fazer. Agende uma consulta com os serviços óticos Opticlasse. É recomendado que repita esta visita a cada 2 anos, ou mais frequentemente se assim for recomendado pelo seu profissional de saúde visual.