6 Cuidados a ter com a Visão em dias de sol

6 Cuidados a ter com a Visão em dias de sol

Sabe os cuidados a ter com a visão em dias de sol? Nesta altura do ano, em especial, é necessário que tenha em atenção alguns pormenores. Além da maior exposição aos raios solares UVA e UVB, os olhos podem sofrer agressões dos produtos químicos das piscinas, das impurezas da água do mar e até mesmo do protetor solar e cremes hidratantes utilizados na pele.

Neste artigo vamos mostrar-lhe alguns cuidados a ter com a visão em dias de sol, para poder aproveitar o seu verão sem percalços.

  • Óculos de sol

Os raios ultravioletas são muito perigosos para os olhos, por isso, é muito importante utilizar óculos de sol sempre que estiver ao ar livre. Até mesmo nos dias mais nublados é recomendado usar.

  • Óculos com proteção UVA e UVB

Não compre óculos de sol num sítio qualquer, pois se não forem de um oculista, corre o risco de as lentes não terem filtro de proteção contra raios solares. As lentes escuras fazem com que a pupila fique dilatada para a entrada de mais luz. Junto com a luz entra também mais raios UVA e UVB, o que pode causar até mesmo queimaduras na retina.

  • Evite a exposição prolongada ao sol

A exposição prolongada ao sol, sem proteção, pode causar doenças oculares, como pterígio — o crescimento de um tecido na parte branca dos olhos que avança em direção à córnea, deixando os olhos vermelhos, irritados e com coceira. O excesso de sol pode ainda desencadear a catarata precoce, que pode levar a uma perda progressiva da visão, e à Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), uma lesão na mácula, que é a região central da retina — essa é uma doença irreversível e que pode levar à cegueira.

  • Use chapéu

Além dos óculos, os chapéus também são grandes aliados na proteção dos olhos contra os raios ultravioletas. Ao fazerem sombra sobre a face esses acessórios evitam que esses raios solares atinjam diretamente os olhos.

  • Cuidado com cremes e protetores solares

Os cremes hidratantes e protetores solares podem causar alergias e irritações nos olhos. Por isso, seja cuidadosa ao usá-los e evite que eles entrem em contato com os olhos.

  • Proteja os olhos enquanto nada

A água do mar, lagos, rios e piscinas podem trazer contaminações por vírus e bactérias e desencadear processos alérgicos, além de algumas doenças como a conjuntivite.

Caso ainda tenha dúvidas sobre os cuidados a ter com a sua visão em dias de sol, contacte-nos e marque uma consulta de optometria. Visite o nosso site ou umas das nossas lojas físicas para mais informações.