Sente que após a praia ou piscina fica com desconforto nos olhos? Pois bem, as infeções, irritações e traumas são problemas mais comuns a aumentar durante o verão. Isto acontece devido à exposição à água do mar, piscina, desportos aquáticos e brincadeiras na água.
A maioria dos problemas que estão associados à prática da natação desaparecem sozinhos ou com um tratamento adequado.
A água da piscina é mais propicia a ter infeções do que a água do mar. As mais comuns encontradas nas piscinas são pseudomonas ou acanthamoeba, são microrganismos que se desenvolvem em água doce, embora também podem surgir na água do mar. assim, é importante proteger os olhos, daí ser recomendado os óculos de mergulho.
Deve evitar nada enquanto utiliza lentes de contacto, especialmente em piscinas, e nunca nada em lagos ou locais com níveis inadequados de cloração da água.
No mar os riscos são diferentes, além da irritação leve, o risco mais temido é ser picado por uma água viva ou outro animal. Estas picadas afetam as pálpebras, mas podem afetar a córnea ou conjuntiva.
Hoje em dia já é pouco provável que se magoe com os óculos de mergulho, pois hoje em dia, já são feitos de vidro temperado. Quem pratica mergulho uma queixa comum é a hemorragia subconjuntival, um vaso sanguíneo rompido no olho devido a mudanças da pressão.
Ao utilizar lentes de contacto em qualquer tipo de água está sujeito a um maior risco de uma infeção na córnea. As bactérias podem formar-se mesmo após a 1 único mergulho. Podem ocorrer infeções dolorosas, danos da córnea e até perda de visão.
Em caso de infeção ou até mesmo um desconforto nos olhos, marque a sua consulta com os nossos especialistas.