Como limpar os óculos corretamente

Como limpar os óculos corretamente

É comum que surjam algumas dúvidas de como limpar corretamente os óculos, aos novos utilizadores de óculos. Assim, com o intuito de não prejudicar a qualidade e ainda mantendo os cuidados necessários, apresentamos algumas das principais dicas para uma limpeza correta dos óculos graduados.

8 passos para limpar os óculos graduados

1. O primeiro passo é sempre lavar as mãos

É importante certificar-se de que as mãos estão secas e limpas antes de limpar os seus óculos. Ao mesmo tempo, verifique se não há resíduos de produtos, como hidratantes ou perfumes, pois estes podem entrar em reação com as lentes antirrisco e a proteção UV.

2. Lave os óculos em água corrente

Faça uma primeira lavagem das lentes em água corrente. Este processo ajuda a retirar o excesso de pó ou outros resíduos, os quais podem acabar por riscar as lentes durante a limpeza.

Atenção: não lave com água quente, pois pode danificar o revestimento do óculos.

3. Utilize sabão neutro

É importante destacar a utilização de sabão neutro. Não utilize produtos que tenham perfumes, como loção hidratante, champô, sabonete líquido, entre outros. Estes produtos contêm álcool na sua composição, prejudicando assim os tratamentos das lentes.

4. Limpe os óculos com cuidado

No momento da lavagem das lentes, é importante esfregá-las gentilmente e com cuidado pela superfície dos óculos. Ao mesmo tempo, não se esqueça de limpar os resíduos acumulados na parte entre o aro e a lente. Este é o espaço onde o pó mais se acumula nos óculos.

No apoio do nariz, também é acumula muita oleosidade da pele, assim, dê atenção redobrada para a limpeza. Faça movimentos circulares com cuidado.

5. Lave completamente

Retire todo o sabão com a água corrente. Lave bem para não acumular resíduos prejudiciais à integridade das lentes, e gerar manchas com o passar do tempo.

6. Remova o excesso da água

Depois da lavagem completa dos óculos, é importante retirar todo o excesso de água. Assim, agite-os levemente para tirar esse excesso.

7. Seque os óculos

Com um papel macio ou um tecido, seque toda a superfície dos óculos. Esta limpeza é importante, para eliminar qualquer humidade que possa gerar manchas.

O ideal é utilizar uma toalha de microfibra ou um pano oferecido pela ótica, para assim conseguir uma secagem ideal.

8. Confira se está tudo certo com os óculos

Coloque o óculos contra a luz e certifique-se de que toda a sujidade foi removida durante a limpeza.

No entanto, se mesmo com a limpeza correta, identificar manchas ou algum outro problema nas lentes dos óculos, digira-se a um profissional para uma limpeza mais profunda, sem prejudicar as lentes.