Cuidar dos olhos das crianças é ajudá-las na escola! Pois a saúde visual muitas vezes influencia o sucesso escolar dos mais novos. Existem alguns sinais a que deve estar atento, para que possa ser tratado e que este ano letivo seja um sucesso.
Existem muitas formas de cuidar dos olhos desde cedo e ajudar a prevenir a perda de visão:
Sabia que uma em cada cinco crianças portuguesas apresentam problemas como miopia, astigmatismo, hipermetropia ou presbiopia. Estas são as causas mais frequentas de diminuição de visão, manifestando-se pelo desconforto ocular e dores de cabeça, entre outros sintomas.
A prevenção e a deteção precoce são as palavras de ordem no que toca à saúde ocular das crianças e jovens. Pois, caso estes problemas não sejam detetados e corrigidos a tempo podem evoluir para situações mais complexas. Cuidar dos olhos das crianças é bastante importante para o seu crescimento.
A utilização crescente de ecrãs contribui para o aumento dos problemas de visão, nomeadamente a miopia. O uso de tecnologia por crianças (3 a 8 anos) tem vindo a crescer, num estudo realizado em 2017, conclui-se que 63% das crianças têm tablet, 18% possuem um telemóvel para uso pessoal e 38% acedem à internet.
Muitos ecrãs e muitas horas neles, contribuem para um aumento da miopia, a luz azul presente nos ecrãs é prejudicial para a visão, falando-se até da síndrome da visão do computador.
Existem alguns sintomas que deve estar atento nas crianças, tais como:
Neste regresso às aulas, deve marcar uma consulta com um profissional de saúde, e pode faze-lo com a Opticlasse.