Facto ou Mito: ver televisão perto do ecrã afeta a visão?

Facto ou Mito: ver televisão perto do ecrã afeta a visão?

Atualmente, praticamente todas as famílias dispõem de uma televisão em casa. Um estudo realizado em 2013, afirma que pelo menos 79% das casas têm uma televisão. Neste artigo, iremos explicar se existe alguma relação entre ver televisão perto do monitor e problemas com a visão.

As primeiras televisões no mercado, eram as que danificam mais a visão, uma vez que emitiam muita radiação. Daí ser fundamental não ver televisão muito perto do ecrã. Com os anos, as televisões foram fabricadas com menor radiação e o perigo que havia diminuiu. As televisões, atualmente, são fabricadas com outros materiais que não danificam tanto a visão.

Posso estar perto da televisão: Sim ou Não?

A resposta mais correta é, na verdade, ambas, sim e não. A radiação transmitida pelos ecrãs das televisões, não entra na visão. Contudo, ver televisão demasiado perto do monitor fará que o nosso campo de visão seja restrito apenas ao ecrã e esse comportamento pode danificar e provocar alguns problemas visuais e pode provocar maiores dores de cabeça.

Recomendamos que haja alguma distância, poderá fazer uma medição rápida e saudável para a visão. Para isso, poderá multiplicar o comprimento da sua televisão por quatro.

Cuidados extra a ter com a visão quando vê televisão

Os olhos têm capacidade para focar diversos ângulos e diferentes distâncias. Ficar horas em frente da televisão sem desviar o olhar pode prejudicar a visão, gerando desconforto visual. Quando estamos concentrados e focados os olhos pestanejam menos vezes e, consequentemente, ardem e lacrimejam. É normal, depois de ficar muitas horas em frente à televisão, sentir as pálpebras tremerem e sentir desconforto e sensação de cansaço na região peri-ocular.

Aconselhamos que não fique muitas horas em frente à televisão ou qualquer outro aparelho eletrónico. Tente fazer o exercício de, a cada 20 minutos em frente à televisão, descanse a vista e olhe, cerca de 20 segundos, com profundidade para outros objetos, de preferência exteriores e pestaneje diversas vezes.

Estes são alguns hábitos que deve adotar para não prejudicar a sua visão, a curto e a longo prazo. Recomendamos, ainda que conheça outros hábitos a implantar no seu dia-a-dia para cuidar da sua visão, poderá conhece-los a partir deste artigo: 5 hábitos para cuidar dos seus olhos.