A Importância do Rastreio Visual Infantil

A Importância do Rastreio Visual Infantil

Rastreio Visual Infantil

Como é sabido, o sistema visual de um bebé está formado à nascença. No entanto, é nos primeiros anos de vida (até aos 10 anos de idade) que surgem as principais transformações visuais que vão definir a visão que essa criança vai ter daí para a frente.

O rastreio visual infantil é importante na medida em que permite diagnosticar precocemente problemas visuais infantis. Existem três períodos cruciais para as crianças serem submetidas a rastreios visuais: antes dos seis meses, aos três anos e aos cinco anos.

Sabia que de acordo com alguns estudos da área, cerca de 20% das crianças tem algum problema de visão até fazer 5 anos de idade?

As doenças oculares podem comprometer o desenvolvimento visual da criança, deixando lesões que podem ser irreversíveis. Por isso é muito importante o controlo e o rastreio atempado. As probabilidades de um tratamento de sucesso aumentam quando é efetuado um disgnóstico precoce.

Testes a estarem presentes numa consulta de rastreio visual infantil

Segundo a Drª Rita Dinis da Gama, oftalmologista, num rastreio visual infantil é necessário realizar os seguintes testes:

  • Avaliação do aspeto macroscópico dos olhos;
  • Acuidade visual em escala adaptada à idade da criança;
  • Alinhamento ocular (consiste no tapar de cada olho isoladamente e medição do desvio ocular);
  • Teste de estereopsia (avaliação da capacidade da visão distinguir a tridimensionalidade).

Estes testes devem ser realizados por um técnico de ortóptica ou um oftalmologista. Técnicos especializados presentes em todas as lojas Opticlasse.

Os rastreios visuais são, de facto, extremamente importantes na deteção de alterações visuais, muitas vezes invisíveis e que prejudicam o desenvolvimento visual das crianças.

Na Opticlasse realizamos rastreios visuais infantis diariamente. Cuide da saúde visual do seu filho(a) precocemente. Marque uma consulta connosco!