A miopia é caracterizada pela dificuldade em ver ao longe. Este problema ocular ocorre devido a um defeito de convergência dos raios luminosos. Assim, a imagem de objetos distantes forma-se à frente da retina e não na própria retina, tornando a visão turva e desfocada. Isto leva a que os objetos distantes se vejam desfocados, enquanto que os objetos mais próximos se vejam normalmente.
Este problema é bastante frequente e muitas pessoas que o possuem não o detetam imediatamente.
Tentemos, de seguida, perceber as principais causas para este problema ocular, bem como os tratamentos disponíveis.
Normalmente, a miopia está associada à genética. Se tem este problema e tem filhos, tenha atenção aos sinais precoces de miopia dos seus filhos. A grande maioria das crianças com miopia desenvolvem-na muito cedo, agravando-se o problema ano após ano. É importante que as crianças com este problema façam exames regulares aos olhos.
Outra das razões para o desenvolvimento desta condição são os dispositivos digitais. Estar muitas horas ao computador e no telemóvel ou passar muito tempo em frente à televisão pode ser um fator que causa este problema.
Existem evidências de que a exposição aos raios solares estimula a produção de dopamina, o que impede o alongamento da esfera ocular – principal sintoma de miopia. Assim, sabia que duas a três horas ao ar livre seriam suficientes para prevenir esta doença?
No entanto, as causas exatas da miopia ainda são um pouco desconhecidas.
Utilizar óculos ou lentes de contacto para corrigir este problema poderá ser a melhor opção para o seu caso. Estes dispositivos óticos conseguem corrigir a sua visão desfocada ao longe, permitindo-lhe ver bem objetos ao longe e ao perto.
Para solucionar permanentemente o problema, sem ter de andar com óculos ou lentes de contacto atrás de si, a cirurgia refrativa pode ser a solução para si. Com esta cirurgia a laser, este dá forma à sua córnea, para que a luz que entra nos seus olhos se foque. No entanto, nem todas as pessoas estão aptas para este procedimento, pelo que deverá consultar o seu oftalmologista.