O sucesso escolar e um exame pediátrico, qual a correlação?

O sucesso escolar e um exame pediátrico, qual a correlação?

Com a chegada do próximo ano letivo é importante ter tudo preparado para que as crianças possam desfrutar de todos os momentos de aprendizagem, ao máximo! Para tal não necessitam apenas de todo o material para realização das tarefas escolares, como é essencial que a sua visão esteja no seu melhor! Para tal, o ideal é realizar um exame pediátrico.

Qual a relevância da visão no processo de aprendizagem?

Muitos de nós desconhecemos, mas uma baixa capacidade visual tem um enorme impacto nas aprendizagens de uma criança, uma vez que este se trata do sentido mais utilizado pelas mesmas. Nesta fase, as crianças exploram o mundo através dos sentidos e a visão tem um papel fundamental nessa mesma exploração. É neste sentido que se torna fundamental verificar o estado de saúde dos olhos da criança, não só para que esta esteja no seu melhor, mas para despistar eventuais problemas de maior gravidade.

Aspectos fundamentais da visão no desenvolvimento infantil:

A visão, como referido anteriormente, é um sentido extremamente importante para o desenvolvimento de qualquer criança, seja este ao nível físico, cognitivo e até mesmo comportamental. O período crítico de desenvolvimento vai desde o nascimento até aos 6 anos de idade. 

O desenvolvimento visual depende de três premissas:

  • Entrada de luz e transparência dos meios óticos;
  • Alinhamento dos eixos oculares;
  • Poder refrativo das lentes – idealmente deve ser igual em ambos os olhos.

A ambliopia é uma doença exclusiva da infância, atingindo cerca de 4% da população infantil. No entanto, esta patologia é apenas tratável nesse mesmo período. O tratamento pode ter uma taxa de sucesso a 100% quando detectada precocemente. Esta patologia define-se por um défice de visão em apenas um dos olhos, sendo uma consequência de uma falha no decurso do desenvolvimento visual.

  • Ambliopia de privação – caracteriza-se pela ausência de estimulação luminosa no aparelho óptico;
  • Ambliopia estrábica – ausência de paralelismo dos eixos oculares;
  • Ambliopia refractiva – prevalência de doença refrativa grave, ou acentuada diferença do poder refrativo nos dois olhos (anisometropia).

Período de intervenção eficaz nas ambliopias:

  • Ambliopia de privação – até às 12 semanas
  • Ambliopia estrábica – até aos 2 anos
  • Ambliopia refrativa – até aos 6 anos

A diminuição de patologias como a ambliopia permite à criança desenvolver-se de forma saudável, contribuindo fortemente para a sua construção enquanto ser individual e ser social.

 

Exame visual pediátrico:

Idealmente, estes exames devem ser realizados sempre de acordo com as indicações do médico pediatra e dentro das fases críticas de desenvolvimento. Desta forma permite detetar precocemente eventuais anomalias visuais e prevenir o agravamento das mesmas.

A altura ideal para fazer este tipo de exames é no mês de setembro, o mês em que as rotinas escolares iniciam ou recomeçam. Esta época é ideal não só porque a criança é avaliada e há sempre várias promoções aliciantes para os pais.

Informe-se já na sua ótica de eleição, a Opticlasse, e saiba mais sobre a importância deste exame para o seu filho.