O estado de olhos secos e cansados pode ser causado pela evaporação excessiva da lágrima, devido ao meio ambiente e sem que exista qualquer problema ou doença associada. Pois, a lágrima tem como função proteger a superfície do nosso olho e ajudar a regeneração do mesmo, sendo importante manter uma boa lubrificação ocular. Assim, quando não existe lágrima em qualidade e quantidade suficiente, podemos dizer estar perante olho seco.
Já, a vista cansada pode ser causada por diversos fatores, ou simplesmente por apenas um esforço ocular acrescido, desaparecendo com repouso.
É, assim, importante perceber o que são os olhos secos e cansados e saber identificar os principais fatores de risco para a saúde dos seus olhos.
É frequente surgir olho vermelho, sensação de ardor, e a comichão – referido por alguns pacientes como “sensação de grãos de areia”. Pode surgir também produção excessiva de lágrimas (lacrimejo), desconforto excessivo do olho em ambientes com fumo, vento, etc. Igualmente como a sensação de visão desfocada, principalmente ao final do dia.
Se apresentar sintomas ou suspeita da possibilidade de ter olhos secos e cansados, não aguarde pelo agravamento dos mesmos, cuide da sua saúde visual, e procure acompanhamento especializado.
O tratamento para o olho seco passa essencialmente pela utilização de lágrimas artificiais aplicadas nos olhos, consoante a necessidade. O diagnóstico é feito através de um conjunto de exames simples, rápidos, indolores e não invasivos, que permitem adequar o tratamento a cada paciente.
Ao mesmo tempo, siga algumas dicas para evitar o olho seco, a fadiga ocular ou a vista cansada: