A presbiopia pode ser também chamada de vista cansada, esta é uma consequência do envelhecimento. O olho com a idade começa a perder a sua capacidade de focar os objetos próximos.
Quem não sofre de problemas de visão uma imagem forma-se na retina e, num olho que sofra de presbiopia terá dificuldade em ver objetivos que estejam perto. Esta anomalia é um tipo de erro refrativo.
As causas desta doença não são totalmente compreendidas. As evidências científicas mostram que a perda de elasticidade do cristalino poderá ser a causa mais provável. O contínuo crescimento e perda de força dos músculos ciliares, provocados pelas mudanças na curvatura de elasticidade do cristalino também são possíveis causas da presbiopia.
Assim que sentir sintomas desta doença deve consultar um oftalmologista para que seja feito um diagnóstico rigoroso e, caso necessário, proceder para um tratamento correto e mais adequado.
Um dos tratamentos desta doença é a utilização de lentes, sejam elas a partir da utilização de óculos ou lentes de contacto.
Algumas das lentes bifocais ou progressivas auxiliam na correção tanto da visão a perto como ao longe, tudo numa mesma lente. Muitas pessoas que sofrem de presbiopia optam por uma destas lentes, para não terem a necessidade de usar óculos de leitura separadamente.
As lentes de contacto também são uma excelente opção para corrigir esta doença e uma das suas grandes vantagens é a sua praticidade.
O tratamento a partir da cirurgia continua em avaliação e em aperfeiçoamento contínuo. Quando se procede a uma correção eficaz, a melhor opção é a cirúrgica. Este procedimento é, atualmente, um dos mais requisitados para tratar esta doença, além de melhorar eficazmente a presbiopia, a cirurgia pode corrigir também os erros refrativos de visão ao longe e ao perto. Desta forma, a visão fica boa para qualquer distância. Contudo, é necessário conversar com um especialista e perceber se realmente é a melhor opção para o seu tipo visão.