Existem alguns trabalhos que estão expostos diariamente a perigos para a saúde visual, nomeadamente a mineração, a soldadura ou a industria (metalúrgica, têxtil, cerâmica, química ou alimentar). Os profissionais destas áreas de serviço devem ter cuidados acrescidos na proteção ocular durante o trabalho.
Como escolher óculos de proteção
A escolha dos óculos de proteção certos dependem de alguns fatores, principalmente do tipo de trabalho desenvolvidos. Alguns perigos que os óculos podem prevenir são:
- Mecânicos: partículas sólidas, choques, poeiras.
- Térmicos: líquidos quentes, fogo, salpicos de materiais fundidos.
- Químicos ou Biológicos: salpicos de ácidos, dissolventes, alcalinos.
- Radiação: laser, luz forte, ultravioleta, infravermelha.
- Elétricos: arcos voltaicos, curto-circuito.
Todos estes perigos devem ser considerados e muitos outros que apresentem perigo para a visão.
Assim desmitificados todos os perigos a que os olhos estão iminentes, devem ser escolhidos os óculos e poderá pedir ajuda e recomendação de um profissional.
Óculos Panorâmicos:
Este tipo de óculos funciona como uma barreira de proteção ocular contra impactos com energia média, ou seja, resistência mecânica com um impacto até 120 m/s. Além de prevenir o impacto da energia, ajuda a minimizar os riscos de perigos químicos, mecânicos, biológicos, térmicos ou radiações nocivas.
Óculos de proteção regulável/com haste:
Os óculos com proteção regulável têm uma proteção ocular para impactos com pouca energia, isto é, a uma resistência mecânica a um impacto de 45m/s, e contra radiações nocivas.
É importante ter em conta a necessidade ou não de graduação nesses mesmo óculos. Caso seja necessário pode utilizar um modelo de óculos graduados e sobrepor os óculos de proteção ou optar por uns óculos de proteção graduados.
Caso necessite de óculos de trabalho venha falar connosco e os nossos profissionais irão aconselhá-lo da melhor forma. Não descarte de proteção ocular caso trabalhe com materiais perigosos para a visão.