OPTICLASSE

Sabia que existem diferentes tipos de lentes de contacto?

As Lentes de Contacto são um utensílio cada vez mais procurado nos dias atuais, pois são fáceis de utilizar, cómodas e permitem-lhe uma liberdade de movimentos bastante confortável, permitindo um sem número de atividades diárias sem qualquer tipo de preocupação, para os seus utilizadores!

As lentes de contacto são a solução perfeita para quem procura conforto e liberdade, sem perder a qualidade na correção diária da sua visão, sem descurar do seu campo visual perfeito.

Tipos de lentes de contacto

Existe no mercado vários tipos de lentes de contacto, adequadas a cada pessoa e às suas necessidades diárias.

Os tipos de lentes variam de acordo com a sua composição, assim como da sua durabilidade, ou seja, durante quanto tempo estas são utilizadas e quais os objetivos oftalmológicos. Neste sentido, existem lentes dois tipos de lentes, de acordo com a sua composição:

  • Lentes duras ou semi-rígidas – Este tipo de lentes de contacto, é geralmente, utilizada em casos clínicos muito específicos, sendo a sua periodicidade de utilização, geralmente, anual. Estas são, por norma, utilizadas e prescritas em situações clínicas extremas e muito específicas, em casos que as lentes hidrófilas não cobrem parâmetros de graduação ou doenças oculares específicas.
  • Lentes moles ou hidrófilas – este tipo de lente são bastante maleáveis. Estas são fabricadas com polímeros que absorvem uma grande quantidade de água, permitindo dessa forma uma adaptação perfeita ao olho, sem o perigo de ferir ou magoar o mesmo. As lentes hidrófilas podem ser fabricadas em hidrogel ou até em silicone hidrogel. Sendo estes materiais de elevada permeabilidade ao oxigénio, permitindo um conforto superior, promovendo a boa saúde ocular e uma maior longevidade à lente.

Frequência de utilização

No que diz respeito à sua frequência de utilização, estas lentes podem ser diárias, quinzenais, mensais e até mesmo as de longa duração, sendo estas últimas as menos solicitadas.

  • Lentes diárias – este tipo de lentes descartáveis são de apenas uma utilização, ou seja, são colocada e deitadas fora no próprio dia de utilização, permitindo dessa forma que o seu utilizador não necessite de fazer qualquer tipo de manutenção das mesmas. Esta é de todas as opções, a mais saudável para a sua vista, uma vez que não existe nenhum tipo de depósito de lixos, bactérias e impurezas nas lentes.
  • Lentes quinzenais – este tipo de lentes tem a duração de duas semanas, sendo necessária uma manutenção diária das mesmas. Todos os dias, após a sua remoção devem ser limpas e higienizadas corretamente, de forma a promover uma boa saúde ocular, e prevenir futuras doenças nos seu olhos. Após a conclusão deste período de quinze dias, as lentes devem ser trocadas por um par novo.
  • Lentes mensais – estas lentes tem a duração de um mês. Ao contrário das restantes lentes, estas requerem cuidados muito mais específicos e redobrados, uma vez que são mais propícias ao desenvolvimento de bactérias e fungos, potenciadores de doenças oculares. Estas lentes necessitam de uma limpeza diária rigorosa, devendo estar, pelo menos, quatro horas no líquido de limpeza e manutenção das mesmas.
  • Lentes de longa duração – este é um tipo de lente com especificidades particulares e que devem ser utilizadas apenas mediante a prescrição do oftalmologista. Estas têm a duração de um ano, necessitando de substituição após a conclusão do mesmo. Tal como acontece com as lentes mensais, os cuidados destas lentes é bastante elevado, com um tipo de manutenção bastante específico.

Para que possa optar pelas lentes de contacto mais adequadas ao seu caso, deve sempre consultar o seu médico oftalmologista ou marcar uma consulta de contactologia.

Partilhar:

Artigos Relacionados