A escolha dos óculos de criança mais indicados para o seu filho deverá ser uma tarefa ponderada e bem pensada, se quer que estes tenham um bom conforto visual durante a sua aprendizagem em sala de aula e fora dela.
Os problemas visuais mais comuns nas crianças são a hipermetropia, miopia, astigmatismo e o estrabismo. No entanto, se a criança tiver algum destes problemas visuais e este for descoberto a tempo poderá ser corrigido ou compensado com óculos e de uma forma mais célere. O uso de óculos de criança muitas vezes previne e trata erros refrativos como a ambliopia e o estrabismo.
Sabia que uma em cada 20 crianças usam óculos? É verdade. É um número bastante alto. No entanto, hoje damos-lhe algumas dicas para prevenir o aparecimento de alguns erros refrativos nas crianças.
Componentes mais importantes nos óculos de criança
- A Armação
Quando, em conjunto com o seu filho(a), for escolher a armação para os óculos, escolha uma armação que a criança goste e que a favoreça. As armações para óculos de criança devem ser leves, confortáveis e deverá encaixar na perfeição na cara da criança. Relativamente às hastes, estas devem estar adaptadas ao rosto da criança, para que não escorregue.
- As Lentes
A qualidade é dos aspetos mais importantes a ter em conta na hora de escolher as lentes para os óculos do seu filho(a). As lentes devem ser resistentes, confortáveis e leves. Como complementos, é importante que as lentes tenham cobertura anti-reflexo e proteção anti risco.
- O Material
O material utilizado nos óculos de criança é outro aspeto bastante importante. Opte por armações de metal ou titânio, são mais resistentes que as armações de plástico pois não partem ao dobrar.
- Prescrição
A prescrição para óculos de criança deve ser feita por um oftalmologista. O rigor na prescrição de lentes é fundamental e muito importante para a recuperação visual da criança.