OPTICLASSE

Lentes Progressivas ou Monofocais?

Um par de óculos com as lentes certas pode ajudar a ver com nitidez novamente. Conheça qual o tipo de lente ideal para a sua condição visual.

As lentes variam consoante a graduação, espessura e tipo de tratamento. Mas, a primeira questão a colocar é – Precisa de óculos graduados para ver apenas ao longe, ou apenas ao perto? Então precisa de óculos monofocais graduados.

Já se precisa de óculos graduados para melhorar a visão em ambas as distâncias, deve optar por óculos graduados progressivos.

Lentes Monofocais

Os óculos monofocais apresentam apenas uma graduação na sua superfície. Utilizados para corrigir miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Ao mesmo tempo, pode servir para corrigir a fadiga ocular ou presbiopia.

Lentes monofocais para miopia: chamadas também de lentes negativas. São mais finas no centro do que nas bordas, e os objetos captados parecem menores. É por isso que os óculos para a miopia “tornam os nossos olhos mais pequenos”.

Lentes monofocais para astigmatismo: estas têm espessuras diferentes nas bordas. Se a lente for rodada (no sentido do relógio ou contrarrelógio), a imagem que estamos a ver aparece distorcida.

Lentes monofocais para fadiga ocular: nomeadas lentes positivas. São mais espessas no centro do que nas bordas e os objetos visualizados são maiores. Assim, as pessoas com hipermetropia aparentam ter os olhos maiores quando usam os seus óculos.

Lentes Progressivas

Os óculos progressivos são para aqueles que necessitam de uma visão clara e natural a diferentes distâncias.

Nestes óculos a transição é suave entre a visão distante e próxima, permitindo que veja corretamente, até nas distâncias intermédias. Assim, evita a necessidade de trocar de óculos a cada atividade que demande o foco de uma distância diferente.

Marque já uma consulta gratuita de optometria na Opticlasse mais próxima de si e esclareça qualquer dúvida com o apoio da equipa especializada na área.

Partilhar:

Artigos Relacionados