OPTICLASSE

O que acontece à visão depois dos 40

A visão depois dos 40 é algo que se deve ter em atenção, pois podem surgir alguns problemas visuais e se forem detetados a tempo não irão evoluir para algo mais grave. Como avanço da idade é normal sentir que a visão já não é a mesma, normalmente costuma sentir mais dificuldade a ler uma revista, ver ao longe já não é tao nítido, entre outros sintomas.

Neste artigo ficará a saber mais sobre os principais problemas de visão depois dos 40 anos.

Presbiopia

Se sente dificuldade em focar ao perto ou afasta o telemóvel para ver melhor, é provável que tenha presbiopia, conhecida como a vista cansada.

É um dos principais problemas que podem surgir com o envelhecimento: costuma ocorrer a partir dos 40 anos de idade e consolida-se aos 60. Caracteriza-se por uma perda da sensibilidade visual em objetos que estejam ao perto.

Isto acontece porque, com o passar do tempo, a capacidade de contração dos musculo ciliar do olho tende a ser reduzida, além de ocorrer um enrijecimento do cristalino.

Para solucionar o problema, alguns pacientes começam a utilizar óculos ou lupas como estratégia para contornar a presbiopia.

Catarata

É uma doença que se caracteriza pelo comprometimento do cristalino, tornando a visão opaca e cinzenta. O paciente sente como se estivesse a olhar por um vidro embaçado e, por isso, começa a ter dificuldades na realização das atividades no dia a dia.

Segundo a OMS, a doença é a principal causa de cegueira do mundo, e atinge cerca de 46,2% da população mundial com mais de 65 anos. A intervenção cirúrgica costuma ser a única maneira eficaz de tratar o problema, sendo um método rápido e totalmente seguro.

Glaucoma

Esta doença afeta o nervo ótico, sendo que os principais fatores de risco para o seu desenvolvimento são a hereditariedade (a partir dos 40 anos) e a pressão intraocular elevada.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, esta doença é a segunda maior causa de cegueira do mundo. Para evitar a doença é necessário aumentar o diagnóstico e o tratamento precoce.

No entanto, a doença é assintomática no início, assim maioria dos pacientes só procura ajuda quando o quadro da doença já está avançado.

O primeiro sinal é a perda visão periférica, que ao agravar-se o paciente passa a ver como se estivesse a ver as imagens através de um túnel. Com o avançar do tempo, a visão pode-se tornar cada vez mais estreita, até a completa cegueira.

Não há forma de impedir o surgimento do glaucoma, mas existe tratamento, ou por uso de colírios ou de medicamentos, intervenções cirúrgicas.

Para prevenir os impactos do glaucoma, consulte-se regularmente com o oftalmologista. As pessoas a partir dos 40 anos de idade ou que possuam histórico familiar da doença, principalmente, devem adotar esse hábito de check up sem falta.

Degeneração macular

Tal como o próprio nome indica, esta doença compromete a mácula- área da retina responsável pelo centro da visão. Geralmente ocorre nas pessoas acima dos 40 anos.

Alguns sintomas são manchas e pontos escuros na visão, distorcendo grande parte das imagens.

Pode optar entre as injeções Intra vítreas ou uma intervenção cirúrgica, de forma a tratar o problema.

Cuidados a ter com a visão depois dos 40 anos

  • Procure não passar muito tempo a olhar para o telemóvel ou computador, ou tire intervalos regulares para descansar os olhos dessas telas luminosas;
  • Evite forçar a vista em qualquer situação;
  • Ajuste a tela do seu computador para ficar mais ou menos na altura dos seus olhos;
  • Diminua a luz emitida pelo computador e telemóvel;
  • Evite mexer no telemóvel no quarto totalmente escuro, pois isso irá fazer com que force mais a vista.
  • Use óculos escuros com proteção UVA e UVB quando for sair ao ar livre. A propósito, fazer mais atividades ao ar livre também pode fazer bem para a sua visão, uma vez que estará treinando sua visão de longe.

Marque uma consulta com os nossos especialistas, para verificar o estado da sua visão.

Partilhar:

Artigos Relacionados