Sabia que 1 em cada 5 crianças desenvolve problemas de visão? É fundamental que os pais estejam atentos ao seu filho e aos seus comportamentos para que caso sofra de algum problema de visão o mesmo seja diagnosticado o mais precocemente possível.
Existem alguns comportamentos que as crianças têm diariamente que são sinais de alerta para a falta de visão, principalmente semicerrar os olhos quando leem e veem televisão ou até mesmo quando têm o hábito de esfregar os olhos com alguma frequência.
Sinais a estar atento
Segundo estudos realizados pela Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, cerca de 20% das crianças apresentam problemas visuais que, por sua vez, afetam o rendimento escolar.
Existem diversos sinais que devem ser tidos em conta quando se trata da visão das crianças. É essencial que os pais tenham atenção aos demais comportamentos do filho, nomeadamente:
- Semicerrar os olhos para focar imagens;
- Sensibilidade à luz (natural ou artificial);
- Dores de cabeça frequentes;
- Enganar-se a ler ou copiar palavras;
- Aproximar-se demasiado da televisão ou outro aparelho eletrónico;
- Perder o interesse em tarefas que precisem de esforço visual.
Por vezes, as crianças não se queixam diretamente, daí ser fundamental uma atenção redobrada quando começam a apresentar estes sintomas. Aconselhamos que questione o seu filho sobre a sua visão e, mesmo que o seu filho não se pronuncie sobre o tema marque uma consulta de oftalmologia.
Quando deve ir ao oftalmologista
É recomendado que leve o seu filho a algumas consultas, nomeadamente, à nascença, para excluir problemas congénitos, aos 2 ou 3 anos e, antes da entrada para a escola primária, entre os 5 e os 6 anos.
A prevenção é fundamental para uma boa saúde visual. Apesar dos problemas visuais poderem ser de origem hereditária, estes podem ser também originados através do ambiente envolvente.
Fique sempre atento a todos os sinais e em caso de dúvidas fale com os nossos profissionais. Visite-nos numa das nossas lojas!