Os raios ultravioleta são um assunto muito discutido em diversas plataformas e debates, inclusive o perigo que representam para a saúde como um todo. Neste artigo, esclarecemos o que é a luz ultravioleta e o respetivo efeitos que tem para a saúde visual.
O que é a luz ultravioleta
A luz ultravioleta pode ser transmitida através de fontes de luz natural ou artificial, contudo a principal fonte de luz UV é produzida pelo sol. Esta estrela solar emite uma quantidade de ondas conhecidas como espectro eletromagnético e é constituído por diversas ondas, nomeadamente, ultravioleta, raio-X, infravermelhos e rádio.
Os raios ultravioleta podem ser divididos em UVA, UVB e UVC. Os UVA são os que fazem com que a pele se altere (cor, manchas, rugas, etc.), o impacto que estes raios têm para os olhos depende da idade.
Os raios UVC podem ser os mais perigosos para a saúde, felizmente este tipo de radiação não consegue atravessar a atmosfera. Estes raios estão presentes em ambientes industriais e são igualmente perigosos para a saúde. Além do sol, a luz UV pode ser produzida através de luzes artificiais, como é o caso dos solários.
Efeitos nocivos da luz UV para a saúde
Os raios UVB são conhecidos pelos efeitos negativos que trazem para a pele. Estes são um dos principais sintomas do aumento de risco de cancro de pele.
A radiação ultravioleta pode causar danos severos a longo prazo para a visão. Esta luz é prejudicial para os olhos, uma vez que as barreiras protetoras presentes nos olhos são muito finas. Em consequência, rapidamente a luz UV entra dentro do olho.
Quando o olho está exposto a esta luz durante longos períodos, as consequências poderão ser irreversíveis. A exposição excessiva à radiação ultravioleta é uma das principais causas de problemas oculares, nomeadamente cataratas, pterígio, pinguécula e fotoqueratite.
Benefícios da radiação solar
Esta radiação pode tornar-se benéfica para a saúde quando levada com moderação e com os devidos cuidados. Quando a pele está exposta a esta luz, o corpo humano produz instantaneamente vitamina D. Alguns problemas como psoríase podem também recorrer à luz UV para ajudar na diminuição dos sintomas.
Proteção contra a luz UV
É fundamental que se proteja contra os raios UV, mesmo em dias de céu encoberto (uma vez que a radiação UV continua presente). É aconselhado que nas horas de maior calor, procure sombra e mantenha uma boa hidratação.
O uso de óculos de sol é imprescindível para a proteção dos olhos. Certifique-se junto ao seu oculista sobre a certificação de lentes contra os raios solares. Além do uso de óculos, é recomendado que use um chapéu com abas para uma maior proteção dos olhos.