OPTICLASSE

Problemas de visão em crianças na escola

Os problemas de visão em crianças na escola influenciam o seu sucesso e a qualidade do trabalho escolar desce.

Os problemas de visão em crianças na escola influenciam o seu sucesso. Pois, quando há um problema de visão, é provável que a qualidade do trabalho escolar desça.

Segundo estudos, uma em cada quatro crianças em idade escolar apresenta problemas de visão que, se não tratados, afetam a capacidade de aprendizagem, a personalidade e a adaptação na escola.

Crianças nesta etapa da vida também passam muito tempo em atividades recreativas que exigem boa visão. A prática de desportos depois da escola ou uma simples brincadeira no quintal, não se tornam tão divertidas se não conseguir ver com qualidade.

Sinais de problemas de visão em crianças na escola

Erros de refração são a causa mais comum de problemas de visão em crianças na idade escolar. Os pais, assim como os professores, procurar estes sinais de que a visão de uma criança precisa de correção:

  1. Sentar-se muito próxima à TV ou segurar um livro muito perto;
  2. Perder-se a ler ou usar o dedo para guiar os olhos a ler;
  3. Semicerrar os olhos ou inclinar a cabeça para ver melhor;
  4. Comichão frequente nos olhos;
  5. Sensibilidade à luz / lacrimejar excessivo;
  6. Fechar um olho para ler, ver TV ou apenas ver melhor;
  7. Evitar atividades que exijam ver de perto – leitura ou trabalhos de casa -, ou ver ao longe – desportos ou outras atividades recreativas;
  8. Dores de cabeça ou olhos cansados;
  9. Evitar usar um computador, porque “dói os olhos”;
  10. Receber resultados escolares mais baixos do que o habitual.

Dificuldades de aprendizagem

As dificuldades de aprendizagem (DA) são outra preocupação em crianças na idade escolar. Segundo a American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, os distúrbios de aprendizagem afetam pelo menos 1 em cada 10 crianças na idade escolar.

Entenda que, as dificuldades de aprendizagem não são problemas de visão, mas sim distúrbios psicológicos que afetam a aprendizagem. No entanto, os problemas de visão podem coexistir com a DA ou ser associados a dificuldades de aprendizagem.

De fato, um estudo realizado por pesquisadores da Clínica Mayo descobriu que crianças com problemas de visão binocular (exotropia intermitente e insuficiência de convergência) eram significativamente mais propensas a serem diagnosticadas com distúrbios de aprendizagem e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) do que crianças com alinhamento de visão normal.

Assim, se o seu filho frequentemente tem alguma destas dificuldades, procure ajuda:

  • Inverte as letras quando lê ou escreve;
  • Apresenta uma má caligrafia;
  • Não gosta ou tem dificuldade a ler, escrever ou numerar;
  • Confunde sempre a esquerda com a direita ou vice-versa;
  • Não consegue se expressar verbalmente ou age de maneira inadequada em situações sociais.

Partilhar:

Artigos Relacionados