No nascimento, a visão não está completamente desenvolvida. Este sentido apenas se começa a desenvolver a partir dos 3-4 anos, contudo a visão apenas fica totalmente desenvolvida a partir dos 6-7 anos. Mesmo não estando completamente desenvolvida é fundamental assegurar uma boa saúde visual.
Quando deve realizar uma consulta de oftalmologia
As avaliações oftalmológicas devem ser de caracter periódico para garantir uma boa saúde visual durante a infância. Segundo a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, é fundamental que as avaliações à visão dos mais novos inclua vários testes e os mesmos seja realizados em diversas fases do crescimento:
Menos de 1 ano
Nesta idade é recomendado que os testes realizados sejam:
- Reflexo vermelho;
- Fixação e seguimento de objetos (3 meses);
- Reação à oclusão em cada olho e alinhamento ocular (6 meses).
1-3 anos
Nos primeiros anos de vida, é fundamental voltar ao oftalmologista pediatra para avaliar:
- Reflexo vermelho;
- Seguimento e fixação de objetos;
- Análise do alinhamento ocular e reação de cada olho.
3-6 anos
Quando já mais crescidos e, principalmente, antes da entrada na escola é fundamental avaliar:
- Estereoacuidade;
- Alinhamento visual;
- Acuidade visual em monocular, longe e perto.
As consultas periódicas ao oftalmologista são recomendadas para qualquer idade, principalmente quando existe alguma evidência ou dúvida sobre alguma alteração de comportamento, nomeadamente:
- Dores de cabeça frequentes;
- Aproximar muito os olhos quando vê televisão ou outro aparelho eletrónico;
- Sensibilidade à luz;
- Semicerrar os olhos para focar imagem ou objetos.
- Entre outros.
Avaliação oftalmológica
Na consulta de oftalmologia pediatra, a avaliação oftalmológica incluiu diversos testes, nomeadamente:
Teste de Lang: este teste tem como finalidade avaliar a visão em profundidade e identificar pequenos desvios no alinhamento visual.
Teste de Hirschberg: aconselhado a partir dos 3 anos, a sua finalidade é analisar o alinhamento ocular empregando um foco de luz sobre a pupila e avaliar a simetria do reflexo pupilar.
Uso de escalas: esta avaliação é adequada à idade e analisa a acuidade visual monocular tanto ao longe como ao perto. Identifica eventuais diferenças entre os dois olhos ou a ausência de acuidade visual mínima.
Teste de reflexo vermelho: analisa a transparência dos meios oculares e deteta possíveis opacidades, que poderão ser causadas por retinoblastomas, descolamento de retina, cataratas ou diferenças refrativas entre os dois olhos.