OPTICLASSE

Sofre de Astigmatismo? – Saiba tudo aqui

O astigmatismo é um erro refetivo num determinado eixo, onde a imagem na retina surge desfocada. É um dos problemas de visão mais comuns e que pode estar associado a outros erros refetivos.

O paciente vê os objetos são focados em mais do que um ponto, distorcendo a visão, ou seja, as imagens sofrem uma distorção e surgem desfocadas.

Sintomas

Os sintomas podem ser: visão turva em qualquer distância, vista cansada e dor de cabeça. São os sintomas comuns, apesar de que numa fase inicial pode não haver sintomas, o qu acaba por agravar a doença.

Causas

As causas são desconhecidas, mas o erro refetivo está sempre presente. A deformação da curvatura da córnea também é considerada uma causa. Pode também ser induzido por certas doenças dos olhos, como é o caso da ceratocone, pterígio, entre outras.

Um astigmatismo irregular, resulta numa curvatura da córnea é muito desigual. Já um astigmatismo regular existe, apenas, uma diferença de curvatura entre dois meridianos perpendiculares da córnea.

Estamos perante um astigmatismo simples quando é o único erro refrativo existente ou perante um astigmatismo composto, quando este se encontra associado a outro erro refrativo, como a miopia ou a hipermetropia. Ou seja, podem ocorrer duas combinações:

  • astigmatismo e miopia
  • astigmatismo e hipermetropia.

Astigmatismo Miópico

É um problema ocular bastante comum. É comum nas crianças e pode repercutir negativamente no sucesso escolar.

Astigmatismo hipermetrópico

É um problema visual frequente em ambos os sexos. Quando presente na criança poderá originar grandes perdas de visão de forma irreversível (ambliopia) se não for corrigido, atempadamente, antes dos 6 anos de vida.

Astigmatismo infantil

A primeira consulta no oftalmologista deve ter lugar no primeiro ano de vida para despiste de eventuais erros refrativos, designadamente, as anisometropias evitando, desta forma, possíveis comprometimentos visuais permanentes (ambliopias).

A maioria das crianças não sabe referir quando não vê bem. Acredita que a visão que possui seja normal porque nunca viu melhor. A deteção e o tratamento precoce de problemas de visão nas crianças é fundamental não só para evitar possíveis ambliopias como também para acautelar problemas no seu desenvolvimento.

Estima-se que entre 10 a 15% das crianças em idade escolar apresentem problemas oculares que podem influenciar o seu desempenho na escola.

Tratamento

O tratamento passa pela correção do erro refrativo. Qualquer astigmatismo pode ser corrigido através de óculos ou lentes de contato. A correção cirúrgica também é possível, recorrendo a laser (LASIK) ou operar com lentes intraoculares.

Marque já a sua consulta com os nossos especialistas.

Partilhar:

Artigos Relacionados